Destaques

sexta-feira, 10 de julho de 2020

Paulistão tem retorno no dia 22


A Federação Paulista de Futebol reuniu-se nesta quinta-feira com os 16 clubes da primeira divisão estadual e tomou decisões importantes para o andamento do Paulistão, que será retomado no dia 22 de julho. Ficou decidido que:

  • O regulamento está mantido; com isso, haverá rebaixamento;
  • A data de inscrição dos atletas foi ampliada. O registro de jogadores poderá ser feito até 20 de julho, e a inscrição na competição, até dia 21;
  • As partidas serão realizadas apenas em cidades que estejam pelo menos na fase amarela (a terceira de cinco) do Plano São Paulo de flexibilização da quarentena, conforme determinado pelo governo do Estado.

Dos 16 clubes, segundo a Federação, apenas o Botafogo divergiu da decisão. O clube de Ribeirão Preto solicitou adiamento do reinício da competição e foi contra a adequação de datas de registro e inscrição de atletas, medida que seu presidente do Conselho de Administração, Adalberto Baptista, chamou de “mudança de regulamento”, de acordo com nota divulgada pela Federação (veja mais abaixo).

Federação Paulista de Futebol confirma datas do retorno — Foto: Ana Canhedo

Federação Paulista de Futebol confirma datas do retorno — Foto: Ana Canhedo

Eles dependem da situação de cada cidade no chamado Plano São Paulo, o projeto de flexibilização da quarentena que divide em cores cada região do Estado, de acordo com a gravidade da pandemia do novo coronavírus. No momento, apenas a capital e parte da Região Metropolitana poderiam receber jogos. Mas essa análise muda a cada semana (ou a cada duas semanas), então a Federação decidiu esperar para, mais perto do dia dos jogos, definir os estádios. Não haverá presença de torcida.

O campeonato precisa de seis datas para ser encerrado: duas para finalizar a fase de grupos, uma para as quartas de final, uma para as semifinais e duas para as finais. A decisão deve acontecer no dia 8 de agosto, sábado, um dia antes do retorno do Campeonato Brasileiro.

A Federação Paulista disse que discutirá com a CBF o que fazer com as partidas dos finalistas do Paulistão na rodada de estreia do Brasileirão. A definição só acontecerá depois de ser definido quem estará na decisão. A elite estadual tem cinco representantes no campeonato nacional: Bragantino, Corinthians, Palmeiras, Santos e São Paulo.

O calendário gerou debates entre clubes, Federação, governo do Estado e CBF nos últimos dias. No mês passado, João Doria revoltou os clubes quando informou que os elencos só poderiam voltar a treinar a partir de 1º de julho. A decisão acabou amenizada, e os atletas puderam retornar aos CTs na semana anterior, mas apenas para testes físicos.

Veja o comunicado da Federação Paulista de Futebol:

A Federação Paulista de Futebol e os Clubes do Campeonato Paulista Série A1 - 2020 realizaram novo Conselho Técnico, por meio de videoconferência, nesta quinta-feira. A partir da autorização concedida pelo Governo do Estado de São Paulo para que a competição seja retomada no dia 22 de julho, os clubes decidiram: