Destaques

sexta-feira, 21 de dezembro de 2018

FORTALEZA ESTÁ EM BUSCA DE REFORÇOS COM EXPERIÊCIA DE SÉRIE ´´A´´ DO BRASILEIRO

O Fortaleza vai retomar as atividades de futebol em duas semanas, com o início da pré-temporada para 2019. Hoje, o elenco conta com 19 jogadores, nove a menos que a quantidade com a qual a diretoria pretende contar. O planejamento é de montar, já em janeiro, o grupo que disputará a Série A do Brasileiro, reduzindo ao máximo a margem de erro. Com o time já entrando em campo no dia 15, é interessante que todo o grupo se apresente junto, mas pelo ritmo de contratações e renovações anunciados pelo Leão, é difícil imaginar que até lá todas as lacunas sejam preenchidas.

Desde que confirmou a permanência do técnico Rogério Ceni, em 30 de novembro, a diretoria tricolor oficializou as renovações apenas de Felipe, Derley e Éderson. Quanto à chegada de novos jogadores, apenas quatro nomes: o lateral-esquerdo Carlinhos, o volante Paulo Roberto, e, mais recentemente, o goleiro Felipe Alves, que veio do Athlético-PR e o atacante Júnior Santos, ex-Ponte Preta. O restante das peças do elenco já possuíam vínculo.

A demora para reformular o time, que tem mexido com a paciência do torcedor, passa por critérios para contratação adotados pela diretoria do Fortaleza. "Nosso foco são jogadores que tenham performance de Série A, que já tenham ido bem na Série A, que conheçam a competição, porque isso vai fazer diferença pra gente", revelou o presidente Marcelo Paz, que não descartou, porém, interesse em jogadores que foram bem na Série B 2018.

Uma olhada rápida nos currículos de Carlinhos e Paulo Roberto comprova o que defende o presidente. Ambos jogaram na elite três vezes nas últimas quatro temporadas. O mesmo vale para o meia Dodô, que tem renovação encaminhada com o Leão. O goleiro Felipe Alves teve bons testes no Brasileirão desse ano. E a renovação com Éderson, que já foi até artilheiro da Série A, pode ser encarada nesse molde.

Com o mercado inflacionado, o Tricolor espera ainda a safra de jogadores que vai voltar do exterior ao Brasil e a lista de sobra de clubes de ponta para tentar empréstimos.

Para o setor de zaga, no entanto, é bom correr. Até o momento, o Fortaleza não tem acerto com nenhum zagueiro para a próxima temporada - para além das peças da base. Ligger vai disputar o Paulistão pelo RedBull Brasil e talvez volte para a Série A. Quanto aos demais, Paz não quis comentar em quem tem interesse ou fez proposta de renovação.

Diego Jussani, entretanto, foi um dos procurados pelo clube. O empresário do zagueiro, Beto Lopes, fez uma contra-proposta, mas a diretoria do Leão ainda não respondeu. Segundo ele, o atleta, titular do Fortaleza na campanha do título da Segundona, recebeu propostas de dois clubes da Série A e cinco da Série B para o próximo ano.

ATUAL ELENCO DO FORTALEZA

GOLEIROS: Marcelo Boeck, Felipe Alves, Max Wallef e Matheus Inácio (lesionado)
ZAGUEIROS: Nenhum
LATERAIS: Tinga, Pablo, Bruno Melo, Carlinho e Diego Tavares (lesionado)
VOLANTES: Felipe, Derley e Paulo Roberto
MEIAS: Marlon e Wesley
ATACANTES: Éderson, Romarinho, Júnior Santos e Marcinho