Destaques

quarta-feira, 21 de novembro de 2018

PALMEIRAS ESTÁ FOCADO NO TÍTULO NO JOGO DE HOJE

Adversário especial, casa cheia, coroação da liderança, do recorde de invencibilidade na era dos pontos corridos e, possivelmente, do título brasileiro. Esses são alguns dos ingredientes que comportam o duelo desta quarta-feira, marcado para as 21h45 (de Brasília), no Allianz Parque, entre Palmeiras e América Mineiro, válido pela 36ª rodada do Campeonato Brasileiro.
Líder absoluto da competição nacional com 71 pontos, o Verdão, porém, não depende apenas de si para ser campão já nesta quarta-feira. Além da necessidade de vencer o Coelho, que briga contra o rebaixamento, mas vem embalado de um triunfo importante contra o Santos, o time comandado por Luiz Felipe Scolari precisa contar com tropeços e Internacional e Flamengo, que enfrentam Atlético Mineiro e Grêmio, respectivamente. Se tudo isso se confirmar, o Palmeiras coroa o decacampeonato brasileiro, mas ainda não ergue a taça efetivamente, já que ela será entregue ao campeão apenas na última rodada.

Palmeiras prega cautela, mas busca o título no Allianz

Do lado do time da casa, o discurso é de manutenção do foco e da cautela, tratando cada jogo como uma decisão. Apesar da campanha histórica, o Palmeiras sofreu nas últimas duas partidas, não desempenhou o futebol de outrora e empatou tanto com o Atlético Mineiro quanto com o lanterna e já rebaixado Paraná. Por esses motivos, o respeito ao América é “lei” nos arredores do Palestra Itália.
E se Felipão tem algo a celebrar, além do possível título, é o fechamento de um turno completo pelo Palmeiras nesta passagem. Foi justamente contra o Coelho, no dia 5 de agosto, em duelo válido pela 17ª rodada, que o experiente treinador fez sua reestreia pelo clube alviverde paulista, no empate por 0 a 0 na Arena Independência. Desde aquele jogo, inclusive, muitas coisas mudaram sob seu comando, principalmente a condição na competição nacional, que anteriormente era de briga pelo G4.
Para o duelo dentro de casa, com expectativa de casa cheia, já que foram comercializados antecipadamente mais de 33 mil ingressos, Felipão terá apenas um problema para montar a escalação que considera ideal. Gustavo Scarpa, titular no empate com o Paraná no último domingo, em Londrina, recebeu o terceiro cartão amarelo e está fora. Luan, por sua vez, volta depois de cumprir suspensão e pode retomar a condição de titular junto com Gustavo Gómez, que foi poupado.
Para o lugar de Scarpa, a expectativa é de que Bruno Henrique, que também iniciou no banco a partida no Estádio do Café, retome o posto nos 11 iniciais e componha o meio-campo junto com Moisés, além da entrada de Willian no lugar de Lucas Lima. Assim, as únicas dúvidas ficam por conta da lateral-esquerda, que pode ser de Victor Luís ou de Diogo Barbosa, e o meio-campo, que deve ter Felipe Melo ou Thiago Santos.
Outro que deve voltar ao menos para a lista de relacionados é o meia Hyoran, recuperado de um problema muscular na panturrilha. E mesmo com a chance de confirmação de título, o discurso do camisa 28 é de atenção absoluta.
“O segredo nesta reta final é continuarmos com esse espírito decisivo. Cada jogo para nós é uma final e agora, mais do que nunca, não podemos cometer erros. Nosso grupo é muito qualificado, a comissão técnica confia nos jogadores e vem realizando um excelente trabalho. Faremos de tudo para sermos campeões brasileiros”, disse Hyoran.

América sonha com a permanência

América Mineiro luta contra o descenso (Foto: João Zebral/América)
Se pelo lado paulista há a ansiedade por garantir logo o título do Campeonato Brasileiro, nas bandas de Minas Gerais há um alvoroço no sonho de seguir na primeira divisão. O América precisa vencer para ficar mais próximo da Série A.
A equipe de Givanildo Oliveira está na 17ª colocação, com 37 pontos conquistados. O Sport, primeiro clube fora da zona, tem 38, um ponto a mais. Uma vitória, dependendo da combinação de resultados, poderia dar mais tranquilidade ao Coelho em sua intensa luta para ficar na elite e longe do inferno.
Um passo importante foi dado pela equipe no último fim de semana: o grupo pegou o Santos, que luta por uma vaga na Copa Libertadores, e conseguiu vencer, por 2 a 1. Agora é a vez de outro paulista.
Para o duelo contra o Verdão, Givanildo não poderá contar com Zé Ricardo, suspenso. A opção deve ser o retorno de Leandro Donizete. O experiente jogador não atuou na última rodada por força contratual, afinal, é atleta do Santos.

FICHA TÉCNICA
 
PALMEIRAS X AMÉRICA MINEIRO
Local: Allianz Parque, São Paulo (SP)
Data: Quarta-feira, dia 21 de novembro de 2018
Horário: 21h45 (de Brasília)
Árbitro: Paulo Roberto Alves Junior (PR)
Assistentes: Luciano Roggenbaum (PR) e Luiz H Souza Santos Renesto (PR)

PALMEIRAS: Weverton; Mayke, Luan, Gustavo Gómez e Victor Luis (Diogo Barbosa); Thiago Santos (Felipe Melo), Bruno Henrique, Moisés; Willian, Dudu e Borja
Técnico: Luiz Felipe Scolari

AMÉRICA-MG: João Ricardo; Norberto, Messias, Matheus Ferraz e Carlinhos; Juninho, Leandro Donizete e Matheusinho; Ademir, Aylon e Rafael Moura
Técnico: Givanildo Oliveira