Destaques

terça-feira, 9 de outubro de 2018

ZAGUEIRO LIGGER VEM SENDO DECISIVO DESDE DO ANO PASSADO NO TRICOLOR

Quando acertou o ângulo do goleiro Marcelo Pitol na última sexta-feira, 5, marcando o gol da vitória por 1 a 0 do Fortaleza sobre o Brasil de Pelotas, fora de casa, o zagueiro Ligger viu um filme passar em sua cabeça. O momento valeu como a coroação de uma ótima Série B do Campeonato Brasileiro que faz o camisa 4. Mais que três pontos na tabela ao Tricolor, aquele instante demarcou a volta por cima que o defensor de 30 anos teve com a camisa leonina.

Nos dois anos de Fortaleza, o baiano Ligger Moreira Malaquias já viveu de tudo. Nos piores momentos, incluindo o começo difícil, em 2017, chegou a receber ligações e mensagens em seu telefone particular com ameaças de torcedores: "Foi difícil. Eu poderia ter pedido para ir embora porque ninguém precisa passar por isso, mas acreditava que iríamos reagir", disse, em entrevista ao O POVO em outubro do ano passado.

A volta por cima passa diretamente pelo desempenho do Fortaleza dentro de campo, coroando a superação do momento de maior felicidade entre os tricolores nesta década até agora: o acesso à Série B no ano passado, em que teve papel importante

Hoje, o Fortaleza detém a terceira melhor defesa da Segundona, com 28 gols sofridos em 30 jogos. Mérito de todo o sistema defensivo, em que Ligger é peça fundamental. Nas 23 partidas que esteve em campo, foram 22 gols sofridos, sendo que em nove delas o Leão saiu de campo sem ter sido vazado.

Ele é ainda o líder do time em interceptações (41) e bloqueios (14), sendo também o terceiro maior ladrão de bolas, com 26 desarmes certos. Reflexo de um defensor que, no alto de seus 1,86m, tem o senso de posicionamento e a bola aérea como alguns de seus pontos fortes.

Não à toa, Ligger foi titular absoluto dos últimos cinco treinadores que comandaram o Fortaleza. De Hemerson Maria a Rogério Ceni, passando por Marquinhos Santos, Paulo Bonamigo e Antonio Carlos Zago, todos viram mais que o bom desempenho defensivo, mas também função ofensiva importante no baiano de 30 anos.

Ligger é zagueiro-construtor. Ou seja, tem a capacidade de somar à linha do meio de campo e auxiliar na construção ofensiva. Quando o time tem a bola, ele tem qualidade para começar as jogadas com passes verticais e lançamentos. Até por isso ele é o jogador de linha do Fortaleza que tem mais lançamentos certos na Série B (36) e o terceiro que tem mais passes certos (1057), com 94,5% de acertos.

"Eu sempre peço pra ele achar o passe, infiltrar, fazer um bom passe. E quando o cara acerta um chute desses tem que tirar o chapéu", disse o treinador Rogério Ceni após a vitória sobre o Brasil de Pelotas.

Explorar a qualidade do camisa 4 com a bola nos pés tem dado resultado.  

Com passes verticais, Ligger tem duas assistências para gols na Série B e fez ainda 12 passes para finalizações dos companheiros. Além da importância defensiva, o destaque ofensivo tem consolidado a boa temporada daquele que, apesar de muitas vezes ser rotulado negativamente e viver sob desconfianças de torcida e imprensa, tem sido um dos melhores zagueiros da Série B 2018.